Oxigenioterapia de Alto Fluxo
Manfred von Ardenne (nascido em 1907 em Hamburgo –falecido em 1997 em Dresden) foi um pesquisador, físico e inventor alemão. Obteve por volta de 600 patentes em vários campos incluindo microscopia eletrônica, tecnologia médica, tecnologia nuclear, física de plasma e tecnologia de radio e televisão. Autor de 25 livros, entre eles: Oxygen Multistep Therapy. Physiological and Technical Foundations. É um livro, que reune dados de 20 anos de pesquisas em oxigenioterapia, formulando quatro grandes descobertas:
-
A descoberta de um mecanismo de “switching”(abre/fecha) da microcirculação sanguínea, efetivo em todo o corpo, que controla o suprimento de oxigênio tecidual e o fluxo sanguíneo capilar, ao mesmo tempo que depende deles. A hipóxia tecidual (falta de oxigênio nos tecidos) reduz a produção de ATP (unidade biológica de energia), que por sua vez prejudica a bomba de Na/K da membrana plasmática. O fato gera edema da célula endothelial, que reduz a luz capilar, reduzindo seu fluxo sanguíneo.
-
A descoberta de que a oferta generosa de oxigênio na microcirculação resulta numa melhora importante e duradoura do estado energético (meses a anos).
-
A descoberta de que eventos estressores, dos mais variados tipos, podem comprometer severamente o estado de oxigenação, ampliando sobremaneira as indicações da oxigenioterapia. Entenda-se como agente estressor infecções, doenças, dores, alergias, exposição a agentes químicos e físicos tóxicos, desequilíbrios hídrico, eletrolítico, ácido-básico, oxidativo, estresse emocional, etc.
-
A descoberta da relação estreita entre a qualidade da oxigenação e a eficiência do sistema immune.
Objetivos do tratamento:
-
Aumentar o desempenho fisico e psiquico, sobretudo para os que estão continuadamente sob estresse ou têm idade avançada;
-
Combater muitas doenças e sintomas causados pela fraca oxigenação do organismo (ex: angina de peito, falta de ar, problemas cardiovasculares, câncer, neuro-degenerativas, disfunções, envelhecimento, fadiga, apnéia do sono, etc.)
-
Normalização dos valores da pressão arterial;
-
Prevenção de doenças;
-
Manter e até aumentar a resistência de todo o organismo;
-
Combater e previnir a falta de energia e de oxigênio;
-
Melhorar o sistema imune do organismo, aumentando e estabilizando as defesas naturais;
-
Diminuir os efeitos secundários, nocivos dos produtos farmacológicos;
-
Diminuir as consequências negativas do cigarro e outro tóxicos;
-
Aumentar o poder de concentração e memória;
-
Aumentar a condição fisica antes de determinados esforços (ex. esportistas)